segunda-feira, 10 de julho de 2017

Maria Nascimento/Elton Carvalho * Antonio Cabral Filho - RJ

Élton Carvalho





*
Élton Carvalho

"Élton Carvalho nasceu em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, no dia 29 de agosto de 1916. Casou-se com a Trovadora Maria Nascimento Santos Carvalho em 29 de julho de 1969, com quem viveu até a morte.
 Iniciou sua carreira militar na Arma de Infantaria do Exército Brasileiro e, graças aos seus esforços e dedicação, pode encerrar a carreira como General-de-Divisão, depois de permanecer na ativa por mais de quatro décadas. Exerceu por muitos anos, a função de Professor Catedrático de Filosofia, no Colégio Militar. 
A partir de 1970, ingressou, como Professor, na Escola Superior de Guerra, tendo realizado mais de 100 Conferências em todo o território nacional. Em 1983, Élton reformou-se.
Filiado à UBT - Rio de Janeiro, detinha o título de "Magnífico Trovador" em Nova Friburgo, sendo um nome conhecidíssimo no movimento trovadoresco, principalmente por seus livros de humor. Faleceu no Rio de Janeiro, em 03 de março de 1994.
Obras:
Mestre na difícil modalidade trovas humorísticas, Élton produziu dois livros exclusivamente com trovas de humor: "Sogra, Coroa, Bebida e outras bombas" (1974) com 200 trovas e "Sogra & Outras Piadas" ( 1993 ) com 250 trabalhos. Além disso, publicou também: "Instantâneos" (1973), com 200 trovas líricas e filosóficas; "Ciranda de Sonhos" (1979), com 200 trovas líricas e filosóficas; "Aquarelas"(1981) com 500 trovas líricas e filosóficas; "Rosas na Pedra" ( 1984 ) com 40  poemas e 25 sonetos. E um mini romance: "A História do Sapateiro". Deixou inéditos vários livros. "
Neste ano de 2017 Élton Carvalho completa 101 anos de nascido e dado a humildade dos meus recursos, tudo que posso fazer para homenagear este vate da trova brasileira é transcrever aqui a seleção de trovas do seu imenso manancial feita por sua estimada esposa Maria Nascimento para que nossos amigos leitores possam conhecer um pouquinho de sua verve:

Vem, palhaço, sem tardança,
com teus trejeitos, teus chistes, 
e acorda a alegre criança
que dorme nos homens tristes...
*
Jamais estrelas persiga
quem não alcança a amplidão,
que o mérito da formiga
é achar migalhas no chão.
*
Minha sogra não reclama
do bom trato que lhe dou.
Até de filho me chama
- Só não diz que filho eu sou.
*
Fazer biquíni ela sabe,
mas o próprio faz tão mini
que eu não sei como é que cabe
tudo "aquilo" no biquíni...
*
Em que infinito se esconde
esse Deus tão grande assim?
E minha fé me responde:
- Não se esconde. Mora em mim!
*
Deus, num requinte de zelos,
em milagroso improviso,
pôs a noite em teus cabelos,
e a aurora no teu sorriso.
*
Angústia é mágoa, é desgosto
que transparece no olhar
e mostra o pranto no rosto
dos que não sabem chorar.
*
Dá-me outro inferno ao morrer,
mas não me curvo a Teus pés...
Se não me deixaste ver,
não quero ver  quem Tu és!
*
Ele enrolava, enrolava,
e a enrolação era tanta
que, às vezes, quando falava
sentia um nó na garganta.
*
Pelos abismos profundos,
nos confins da Terra imensa,
no mais distante dos mundos,
DEUS é a infinita presença!
*
A ventura, às vezes, mente:
promete que vem, insiste,
e marca encontro com a gente
na esquina que não existe!...
*
Se há casa comercial
que engana o freguês à beça,
a drogaria é legal:
vende "drogas" mas confessa.
*
Porque a verdade transpira
e nos mostra a realidade,
jamais o véu da mentira
esconde a luz da verdade!
*
Doces visões do passado:
meu pai, irmãos, minha irmã e
- e aquele jeito encantado
de tudo de minha mãe!
*
Subindo o morro cansado,
quase pedindo socorro,
foi que eu vi porque é chamado
aquele troço de...MORRO!
*
Para fugir às rotinas,
na esperança de mudar,
cansei de dobrar esquinas
e dar no mesmo lugar.
*
De barro, Deus fez o homem,
da costela, uma mulher.
- E as sogras, que nos consomem,
fez de um espeto qualquer...
*
Trocador... Triste ironia,
não troca o que lhe convém:
se trocasse, então, iria
trocar a vida que tem....
*
Num milagroso improviso,
com seu divino pincel,
Deus pintou o paraiso
quando fez Vila Izabel!
*
Num cego, as palavras boas
calam bem mais do que em nós,
que o cego julga as pessoas
pelo que mostram na voz...
*
Genro é minha distração,
que pena ter dez, somente.
Eu queria uma porção:
genro distrai tanto a gente...
*
Conservando a imagem bela
de um amor que não se esquece,
a saudade é uma aquarela
que nem o tempo esmaece...
*
A proveta não gerou,
e um doutor meio zureta
fez exame e constatou:
menopausa... de proveta!
*
Na solidão que me arrasa,
órfão de amor e carinho,
enchi de espelhos a casa
pra não me sentir sozinho.
*
Zé, que faz a comida,
lava a roupa, se arrebenta,
diz: não aguento esta vida!
E a sogra, rindo, diz: GUENTA...
*
Servir tem sido o meu fado:
já balizei tantas rotas
e, hoje, farol apagado,
sirvo de pouso às gaivotas...
*
Só num trabalho fecundo,
semeando amor, poderemos
construir um novo mundo
melhor que o mundo que temos!
*
A esperança, como a vaga,
insistente, não se cansa:
se uma esperança se apaga,
se acende nova esperança!
*
Coitadinha, está zureta
e anda triste por aí...
deu um grilo na proveta
e o bebê só faz cri-cri!
*
Sentem os rudes e os sábios
- menos os pobres ateus - 
que a prece é a alma nos lábios
quando se fala com Deus.
*
Não me agradeças, amigo,
porque te auxilio assim...
Apenas faço contigo
o que farias por mim!
*
É triste vê-las, meninas,
restos de infância na face,
vendendo amor nas esquinas,
como se amor se comprasse...
*
Fui pescar com meu vizinho,
mas, logo que pus a vara,
veio um cavalo marinho,
me deu um coice... na cara!
*
A sorte, como as rendeiras,
tem seu labor persistente,
com suas mãos feiticeiras,
tece o Destino da gente...
*
Diz o velho, com ternura,
depois de um beijo que espoca:
- meu bem, minha dentadura
não ficou na sua boca?
*
Do cortejo pequenino,
da pracinha e o chafariz,
restam restos de um menino
que sonhava ser feliz...
*
Na hora da confusão
minha sogra é sempre assim:
nem sabe quem tem razão
solta os cachorros em mim!
*
Quem perdeu amor recente
e se recente de amor,
se apega à cinza mais quente,
porque sente algum calor...
*
Solidão - a alma embotada
velando a própria agonia.
Uma cadeira ocupada
ao lado de outra vazia...
*
Levando a esperança ao mundo,
ao sair da Santa Sé,
tornou-se Paulo Segundo
o Peregrino da Fé!
*
A mulher do cabra tem
apelido de "jangada"
porque ela, às vezes, não vem,
ou volta ... de madrugada.
*
Socorre, irmão, no caminho,
teu irmão que nada tem...
Não existe irmão sozinho:
todo irmão é irmão de alguém!
*
Tu sempre estavas PREsente
e AUsente, querida, estás,
- UMA SÍLABA somente
que diferença que faz!
*
Seguindo um rumo impreciso
que o nosso destino tece,
cada dia é um improviso
que a vida nos oferece.
*
Fui ver a fonte falada
que jorra no pé do monte,
e, ao ver você debruçada,
vi tudo ... e não vi a fonte!
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário