domingo, 2 de julho de 2017

Teresita Fernández Garcia - Cuba * Antonio Cabral Filho - RJ

*Teresita Fernández Garcia*
Cuba

TERESITA FERNÁNDEZ GARCIA,
veio parar entre nós graças ao concurso literário da Organização Mundial de Trovadores, delegacia cubana, que estabeleceu uma homenagem a ela nesta edição de 2017.

Nasceu em Santa Clara, 20 de dezembro de 1930 - Havana e faleceu a 11 de novembro de 2013,  foi uma trovadora, narradora e pedagoga, conhecida como a cantora maior por ser a cantautora mais destacada na criação musical para meninos cubanos de várias gerações. Muitas de suas composições constituem hinos ao amor e à cubanía. Sua formação começa em seu lar. Começou a cantar desde os quatro anos na emissora radial santaclareña. Tem contribuído com letra e música ao acervo musical cubano. Suas criações reúnem sonoridades de antigas baladas e do folclore camponês, entre as que não faltam musicalizaciones de textos de José Martí ou Gabriela Mistral.

No panorama da canção para meninos de Latinoamérica, ela completa um triângulo de grandes maestros, cujos outros vértices são o mexicano Francisco Gabilondo Soler e a argentina María Elena Walsh.

Sua obra abarca a canção infantil e um rico repertório que se inspira na pátria cubana, na natureza, no amor, e que se apoia na musica de obras paradigmáticas de autores latinoamericanos como as Rodadas, de Gabriela Mistral ou o Ismaelillo, de José Martí.   

Conheça melhor a sua obra
https://www.cibercuba.com/bio/artista/teresita-fernandez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário